Conheça o professor Facion, o especialista que “decodifica” o autismo a pais e educadores

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Por Loriane Fogaça

Nascido no interior de Minas Gerais, José Raimundo Facion utiliza de sua fala tranquila e se apropria da simplicidade que é inerente às suas raízes para falar com pais, familiares, amigos e educadores das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com 45 anos de experiência, ele iniciou sua carreira na cidade de Münster, na Alemanha, onde ainda percorre seu obstinado caminho nas pesquisas que envolvem o comportamento humano, em especial o autismo. Mas é no Brasil que ele assiste e orienta casos de todos os graus de acometimento, principalmente os mais severos.

Recentemente, o professor, que já era conhecido entre os profissionais de saúde e educação pela sua receptividade a atenção aos familiares de autistas, resolveu ampliar a sua estratégia e facilitar a entrega do conhecimento a todos os interessados em entender e lidar com tal atipicidade.

Desde então, ele disponibiliza um conteúdo riquíssimo nas suas redes sociais, onde, de forma clara e didática, explica ao público leigo os aspectos do autismo, com orientações especiais aos pais, cuidadores e educadores.

O melhoramento da qualidade de vida do autista e um convívio mais ameno e afetuoso entre todos são os princípios pelo os quais o professor Facion trabalha. “Quando uma criança se desarranja, todo mundo que convive com ela sofre junto. Isso para mim é um desafio”, justifica.

O psicólogo especialista em transtornos psicopatológicos na infância e adolescência tem um acumulado de conhecimentos acadêmico e clínico admirável, que lhe conferem o título de um dos maiores pesquisadores contemporâneos do autismo. É o único membro estrangeiro da equipe que fundou o Instituto Alemão de Pesquisas sobre o Autismo, em 1983.

Para conferir o trabalho do professor, basta seguir @prof.facion no Facebook e no Instagram. Às segundas-feiras ele está sempre ao vivo respondendo perguntas, que podem ser enviadas pelos canais.

Saiba mais sobre o professor Facion: https://bit.ly/324d7aA

 

 

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

1 comentário

Deixe um comentário