Conceição do Mato Dentro ganha a primeira estação de Mountain Bike do Brasil, projeto do itabirano Ticorico

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Começou a contagem regressiva para a inauguração da primeira Estação de Mountain Bike do Brasil, no município de Conceição do Mato Dentro (MG). Em fase final de instalação, a infraestrutura será a maior do país de apoio ao turista biker.

Ainda não é possível fixar a data de abertura, que depende de decreto, em virtude da pandemia do novo coronavírus, mas a população já abraçou a iniciativa. Leia também aqui.

Nos quiosques, mapa com as trilhas e atrações turísticas da região (Fotos: Divulgação)

“Estamos assistindo a uma transformação muito positiva, com o aumento no número de ciclistas na cidade, o que significa mais saúde e melhor qualidade de vida, além da geração de renda”, comemora o idealizador do projeto, o itabirano Antônio Gonçalves, o Ticorico, um dos pioneiros do mountain bike no Brasil.

Segundo ele, as perspectivas são tão promissoras que já se pensa na inclusão de novos distritos e rotas em Conceição do Mato Dentro, além de levar a iniciativa para outros municípios, como Itabira (MG), sua cidade natal.

Sinalização nas trilhas entre as montanhas matodentrenses

Criado com o propósito de fomentar o desenvolvimento sustentável da região por meio do mountain bike, o projeto é fruto de parceria entre a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, na gestão de José Fernando Aparecido de Oliveira, e a Anglo American, uma das maiores mineradoras do mundo.

A empresa alocou recursos para a instalação da Bikestation, que funciona como uma estação de esqui, proporcionando ao turista biker toda a estrutura e segurança necessárias para a melhor experiência.

Atrativos

Localizada a 167 quilômetros de Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro é conhecida como a Capital Mineira do Ecoturismo, por suas montanhas, trilhas e águas, entre elas a Cachoeira do Tabuleiro, a mais alta queda d’água de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil.

“É um lugar muito bacana para pedalar”, atesta Ticorico, baseado em sua experiência em participações em travessias na Alemanha, Áustria, Itália e Suíça.

A seguir, o que o turista biker terá à sua disposição na Bikestation de Conceição do Mato Dentro, gratuitamente:

Ponto de apoio para recarga de aparelhos eletrônicos, com energia solar

  • mesas para lanche;
  • áreas de encontro (meeting points);
  • estacionamentos;
  • lavador de bicicleta (bikewash);
  • quatro postes com energia solar, com duas tomadas comuns e duas entradas para USB, para recarga de bikes elétricas, celulares, computadores etc, instalados em pontos estratégicos e seguros da rota;
  • marcos, placas e totens;
  • informações diversas, em português e inglês, como perfil da trilha, tempo gasto estimado, gráfico com altimetria, grau de dificuldade, atrativos, dicas de alongamento e localização do Pronto Socorro mais próximo;
  • material gráfico sueco, de fácil limpeza e altamente resistente a fogo, pichação e atos de vandalismo.

Mais informações:

Antônio Gonçalves (Ticorico) – (31) 99506-8265 – antonioticorico@gmail.com

Apoio nas trilhas e também nos trechos que passam pela rodovia

 

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

5 Comentários

  1. Edivaldo de Assunção lisboa on

    Que bela iniciativa, que isso sirva de exemplo para muitos outros municípios parabéns a todos que estão envolvidos direto e indiretamente

  2. Pingback: Itabira vai ganhar em 2021 uma estação de mountain bike de padrão internacional - Vila de Utopia

  3. José Geraldo de Oliveira Motta on

    Parabéns,toda cidade turística já deveria ter isso,mas como depende de quem gosta está no lugar certo da administração municipal, para alavancar o turismo

Deixe um comentário