Casarões estão sendo restaurados no centro histórico

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Marconi Ferreira*

Casarão onde residiu Chico Zuzuna, inventor itabirano (Fotos: Carlos Cruz)

Por iniciativa dos proprietários e com recursos próprios, dois casarões estão sendo restaurados na Rua Tiradentes (antiga Rua Direita), no centro histórico de Itabira.

Conforme os antigos, o casarão de número 289 foi residência de um dos maiores inventores que a história itabirana registrou: Chico Zuzuna.

Reforma do telhado da casa onde residiu o casal Dolores e Drummond

O casarão de número 290 foi residência do Poeta Maior Carlos Drummond de Andrade, quando voltou a Itabira para lecionar no Ginásio Sul-Americano, após ter-se casado com dona Dolores Dutra.

Antigo armazém Sampaio: reforma já!

Iniciativas como essas são de grande relevância para a nossa história e para a preservação de nosso patrimônio arquitetônico, que andam se perdendo por descaso das autoridades e do próprio itabirano, que cruza os braços e deixa a vida passar devagar em Itabira do Matto Dentro.

Quem sabe inspiram os proprietários do antigo –e histórico – armazém Sampaio, para que façam também uma reforma nesse patrimônio que é de toda a comunidade itabirana.

 

 

 

*Marconi Ferreira é poeta e escritor itabirano, editor da Janela da Poesia

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

1 comentário

  1. Mauro Andrade Moura on

    Que a reforma do antigo casarão do Kil sirva de exemplo aos demais proprietários.
    Façam a reforma e deem vida aos mesmos e também a rua Tiradentes que vai minguando de moradores e transeuntes por falta de alguma necessidade de irem ali.

    A perda o casarão do Armazém Sampaio será irreparável para a nossa história.

Deixe um comentário