Ana Cristina, cantora e escritora itabirana, lança livro para celebrar dez anos do espetáculo Histórias da Arca

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Já no prelo, quase pronto para ser lançado no dia 29 deste mês, às 16h, na Fundação Nacional da Arte (Funarte-MG), em Belo Horizonte, o livro A História da Arca, da cantora itabirana Ana Cristina Vieira Coutinho comemora os dez anos do lançamento do espetáculo Histórias da Arca. O ingresso custa R$ 10.

Para pagar o custo da edição do livro, a autora está promovendo uma campanha de venda antecipada. O vale-livro custa R$ 30 e inclui o envio pelos correios. “Nossa meta é vender 400 livros e cobrir o custo da gráfica”, explica a cantora e escritora itabirana.

Segundo ela, todo o processo de financiamento é virtual e sem atravessadores. Os interessados podem realizar a compra pelo site www.historiaarca.com ou por e-mail matizcultural@gmail.com.
“O O livro está lindo, tem ilustrações de Rebeca Prado e vem com um áudio livro em CD com toda a história e as canções dos personagens”, adianta.

Trajetória

Ana Cristina em a Histórias da Arca, em espetáculo no teatro Santo Agostinho, em BH (Fotos: Élcio Paraíso)

Com mais de 30 anos na estrada, Ana Cristina iniciou a sua carreira em Itabira em 1980, participando de festivais de música na terra do poeta Carlos Drummond de Andrade.

A sua trajetória artística inclui a gravação de oito CDs, sendo que três são de composições dedicadas à infância.

Um de seus trabalhos mais conhecidos é o CD Histórias da Arca, com canções e poemas do poeta Vinicius de Moraes, do livro “Arca de Noé”, lançado em 1973.

“Foi um dos primeiros livros que li. Depois saíram os dois LPs homônimos, no início da década de 1980, tornando uma referência obrigatória em toda educação formal e musical infantojuvenil da época.”

Segundo ela, no início de 2000, por um acaso, teve de substituir a contadora de histórias da equipe do seu projeto Caravana Poética.

Como ela sabia todas as canções do “poetinha” de cor, inventou uma história para costurar o enredo. Surgiu assim a primeira versão das Histórias Cantadas – e que virou o primeiro CD da cantora, lançado em 2005.

Em 2007, saiu o segundo volume, com participações especiais de Maurício Tizumba (O Pintinho) e de Vander Lee (O Pinguim). “Foi aí que o trabalho tomou forma de espetáculo com banda”, recorda.
O livro “História da Arca” contém o texto do espetáculo. “É uma comemoração a essa década tão divertida em torno do ‘poetinha’.”

Esperança

Lançamento do livro terá também espetáculo musical

Trata-se do segundo livro de Ana Cristina. O primeiro, Aquático, foi lançado em 2014, tendo sido adotado por diversas escolas mineiras e também do Rio de Janeiro.

O espetáculo homônimo foi apresentado dentro do projeto “Circuito Aquático” (www.cdaquatico.com), em 17 cidades mineiras na bacia do rio Doce, incluindo Santa Maria de Itabira. “Infelizmente, não consegui incluir Itabira no circuito”, lamenta a artista itabirana.

Mas Ana Cristina não perde as esperanças de fazer parte da agenda cultural da cidade e também de ver o seu trabalho ser adotado pelas escolas da cidade onde viveu a infância.

“Nosso trabalho é pautado em pesquisa, capricho, musicalidade e tudo que pode ser rico e acolhedor para a criança e o educador. Acredito que Itabira ainda vai conhecer”, diz, esperançosa.

Este ano, a editora Ática, de SP, incluiu um capítulo inteiro dedicado ao Aquático na publicação “Apis Arte 3”, a ser distribuída em escolas de SP.

Para saber mais, acesse:

www.sobreotempo.com
caravanapoetica.wix.com/historiasdaarca
www.anacristina.com.br
youtube.com/anavicout

 

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

1 comentário

  1. Cristina Cristina on

    A Kikita, posso chamar assim na intimidade a Ana Cristina de linda voz e uma incansável produtora de sua música. É bom vê-la aqui no Vila e eu também quero dois exemplares.
    E beijo e muita voz som e boas ideias pra Ana, a Kikita.

Deixe um comentário