Bernardo Mucida deve ser lançado como pré-candidato a prefeito de Itabira na próxima semana. André Viana, ou João Izael, pode ser o vice

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

O ex-vereador Bernardo Mucida Oliveira (PSB) deve ter o seu nome lançado como pré-candidato a prefeito de Itabira na reunião de seu partido, na terça-feira (10). Procurado pela reportagem, Mucida não confirma o lançamento de sua pré-candidatura.

“Estamos na fase da articulação política e eu ainda não conversei com todas as pessoas que considero importantes antes de ter o meu nome colocado como pré-candidato”, repete o que tem dito a outros interlocutores.

Diz ainda que a prioridade no momento é formar chapa para as eleições proporcionais (vereadores), que ele considera imprescindível para o sucesso da campanha, com início a partir de 16 de agosto com a propaganda eleitoral, inclusive na internet. O horário eleitoral “gratuito” nas rádios e TVs começa mais adiante, em 28 de agosto.

Oficialmente a reunião será com os membros da executiva do Partido Socialista Brasileiro (PSB), do qual o ex-vereador é presidente do diretório municipal, e com os candidatos a vereador. E tem como objetivo discutir as diretrizes partidárias para as eleições.

O PSB espera formar uma chapa forte de candidatos a vereador, uma vez que não serão permitidas coligações para as eleições proporcionais – somente para os cargos majoritários (prefeito e vice-prefeito). Atualmente o PSB tem um único representante no legislativo itabirano, o vereador Weverton “Vetão”.

“Vamos ter um debate programático sobre o que queremos para Itabira e avaliar as candidaturas proporcionais. Sob o ponto de vista da organização eleitoral, o momento não é para discutir a chapa majoritária”, esquiva-se o ex-vereador quando perguntado se teria o seu nome lançado para prefeito. “Precisamos ter um bom grupo de vereadores, inclusive de outros partidos, para apoiar a candidatura majoritária.”

Segundo ele, a fase atual é de articulação política, mas também de discutir um programa mínimo que possa unir as oposições em torno de uma candidatura única majoritária.

“Não devemos focar em nomes, mas em programas e propostas para tirar a cidade da incerteza, da dependência à mineração e como assegurar a sua sustentabilidade futura”, diz o futuro candidato, que defende uma campanha menos personalista e mais programática.

Composições

André Viana e João Izael: conversas recorrentes entre possíveis candidatos a prefeito ou a vice-prefeito. Ou nenhuma das alternativas (Fotos: Carlos Cruz e Divulgação)

Mucida também desconversa quando perguntado sobre quem poderia compor com ele a chapa majoritária.

O nome de André Viana Madeira (Podemos), vereador e sindicalista, tem sido citado como possível vice em sua chapa. Outro nome cogitado é do ex-prefeito João Izael Querino Coelho (atualmente no PR).

Ambos também desconversam. “Não recebi nenhum convite para ser candidato a vice de quem quer que seja. Ainda nem mesmo sei se serei candidato a reeleição para vereador”, diz André Viana.

Já o ex-prefeito João Izael admite que tem conversado tanto com André Viana como também com Bernardo Mucida. “Estamos abertos ao diálogo, mas no momento estou para definir o meu rumo partidário, o que deve ocorrer com a abertura da janela eleitoral”, também se esquiva o ex-prefeito.

A “janela eleitoral” é o período em que é permitida a mudança de partido para concorrer às eleições (majoritária ou proporcional) de outubro sem se incorrer em infidelidade partidária. Esse período teve início ontem (5) e encerra no dia 3 de abril.

João Izael atualmente é filiado ao PR, mas ele confessa o seu desconforto partidário desde que a agremiação política deixou de ser liderada pelo ex-deputado José Santana de Vasconcelos.

“Devo me filiar a outro partido. Tenho recebido vários convites e estou estudando as possibilidades. Só depois disso devo tomar uma decisão”, afirma o ex-prefeito.

Dentre as possibilidades está até mesmo a de João Izael também se candidatar à sucessão de Ronaldo Magalhães, de quem ele já foi vice em seu primeiro mandato (2001-04).

Lançamento da pré-candidatura de Ronaldo Magalhães antecipa o processo eleitoral

Ronaldo Magalhães é candidato à reeleição e acredita que terá apoio pelas suas realizações à frente da Prefeitura

Embora a campanha eleitoral somente tenha início após as convenções partidárias, que podem ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto, as peças sobre o tabuleiro político já estão sendo postas com o lançamento da pré-candidatura do prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) à sua reeleição, em recente reunião partidária.

Nesta semana ele recebeu também o apoio do MDB, partido que tem o ex-vereador Neidson Freitas, seu líder na Câmara, como o seu mais novo ilustre filiado.

Com um robusto orçamento municipal para este ano, grandes avenidas para inaugurar e outras tantas obras para ter início, além de outras ações que possam colocar o seu nome em evidência, Magalhães acredita ser possível reverter a forte rejeição que ainda enfrenta entre o eleitorado itabirano.

Vê como possibilidade real conquistar novos apoios para ter sucesso nas urnas e assim dar continuidade aos projetos que considera primordial para a sustentabilidade futura de Itabira.

Entre esses projetos estão a expansão do campus da Unifei (inaugurado no governo de João Izael), a implantação de um parque científico tecnológico, além de obras de infraestrutura e mobilidade, como um ainda mal explicado projeto de aeroporto internacional de cargas, em parceria com uma grande mineradora estatal chinesa.

A disputa eleitoral já teve início. Quem afinal será diplomado prefeito de Itabira no dia 18 de dezembro e tomará posse no Paço Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira no dia 1º de janeiro de 2021 somente as urnas dirão no dia 4 de outubro. Faça a sua aposta.

Compartilhe.

Sobre o Autor

3 Comentários

  1. Cristina Silveira, a roxa on

    Não pode ser de esquerda uma coligação com o vergonhoso João Izael na chapa. Nesse caso pode se dizer que o Mucida não se interessa por política, ele Quer o Poder… para esse empreendimento Poderoso sugiro a leitura e estudo da obra de Carlos Lacerda.

  2. Pingback: Depois de Ronaldo Magalhães se lançar à reeleição, PSB anuncia que Bernardo Mucida disputa a Prefeitura de Itabira em outubro - Vila de Utopia

Deixe um comentário