Artistas e produtores culturais já podem se inscrever na FCCDA para obterem auxílio emergencial previsto pela Lei Aldir Blanc

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Com demora de mais de cinco meses, enfim o governo federal aprovou, nessa sexta-feira (28), o Plano de Ação apresentado pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) para os artistas itabiranos terem acesso ao subsidio mensal previsto pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

O auxílio é para o enfrentamento à essa situação de crise em tempos de pandemia com o novo coronavírus. Com a aprovação, informa a FCCDA, Itabira já está apta a ter direito ao primeiro lote do Cronograma de Pagamento, que será efetuado pela Secretaria Especial de Cultura.

O valor aprovado para os artistas itabiranos e produtores culturais é de R$ 832 mil.

Com a aprovação, artistas e trabalhadores do setor cultural já podem se habilitar para receber esse auxílio emergencial. Para isso, é preciso preencher o Cadastro Municipal de Cultura que está disponível no site da FCCDA.

Mas antes de o auxílio emergencial começar a ser pago, será preciso aguardar a publicação do decreto de regulamentação pelo governo de Minas Gerais. A previsão é que isso aconteça ainda nesta semana.

Afinal esse auxílio já está atrasado, daí a urgência. Após a regulamentação, o município terá, ainda, que publicar portaria com as instruções contendo os requisitos para artistas e produtores culturais se habilitarem a reivindicar o auxílio emergencial.

O segmento cultural, que foi um dos mais afetados com a paralisação total de shows e demais eventos artísticos, continua em quarentena. Tem apenas se apresentando em lives, e claro, sem presença de público, o que impede ao artista de ir “aonde o povo está”.

A Lei Aldir Blanc prevê pagamento mensal para artistas e trabalhadores do setor para a subsistência e manutenção de espaços culturais. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.fccda.com.br ou pelo telefone (31) 3835-2102.

 No destaque, os músicos itabiranos Luiz Bira, Nandy Xavier e Genésio Reis (Foto: Mauro Moura)

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário