Altamir Barros, engenheiro e artista plástico itabirano, expõe quadros na Casa dos Contos, em Belo Horizonte

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Trabalhar com perspectivas sempre foi uma aptidão do engenheiro urbanista Altamir Barros. Mas trabalhar com cores e perspectivas, juntas, criando paisagens e transformando outras com pincel e tinta, é arte recente que veio depois, já se aproximando da aposentadoria na Prefeitura de Itabira.

Com cores vivas e traços definidos, o engenheiro cria arte com o pincel na tela. Retrata paisagens de lugares que vai conhecendo pelo país, além de retratos de pessoas não necessariamente conhecidas, rostos anônimos que visualmente chamam a sua atenção ou que nascem da imaginação.

Alguns de seus quadros estão agora expostos, juntamente com a arte de outros 21 artistas plásticos, na Casa dos Contos, um tradicional bar-restaurante com galeria de arte de Belo Horizonte, aberto em 1975.

Influências

Altamir Barros, artista plástico itabirano, está com algumas de suas obras expostas na Casa dos Contos, em Belo Horizonte. No destaque, o artista com a filha Luise (Fotos: Divulgação)

Com curadoria de Fátima Mirandda, a mostra coletiva Cores da Vida Diálogo com Matisse reúne artistas com técnicas e estilos diferentes, mas que têm em comum o diálogo com Henri-Émile-Benoît Matisse (Le Cateu-Cambrésis, 31 de dezembro de 1869 – Nice, 3 de novembro de 1954).

Artista francês, Matisse ficou conhecido ao fazer uso das cores e do desenho de forma bastante criativa. Foi também desenhista e escultor, mas sobressaiu sobretudo como pintor inovador ao utilizar cores puras, sem misturá-las.

Segundo a sua biografia, juntamente com Pablo Picasso (1881-1973), pintor espanhol, e mais Marcel Duchamp (1887-1968), pintor francês naturalizado norte-americano, ícone do movimento conceitual de arte moderna, o “Dadaísmo”, Matisse figura entre os três grandes pintores do século passado. São considerados responsáveis pela evolução significativa na pintura e na escultura.

Serviço

A mostra coletiva Cores da Vida Diálogo com Matisse foi aberta no dia 3 de março e segue até 31 de março, na Casa dos Contos.

Endereço: rua Rio Grande do Norte, 1065, Savassi, Belo Horizonte, Minas Gerais

Compartilhe.

Sobre o Autor

3 Comentários

  1. Cristina Silveira on

    Maravilha Altamir! é agora, na hora do caos que a arte deve estar presente, é quando é essencial criar e mostrar. Nos deixar ver, sentir, fortalecer o espírito. Beijoca

Deixe um comentário