Alexandre “Banana” diz que Itabira precisa mapear suas riquezas minerais e defende a efetiva regionalização do hospital Carlos Chagas

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Na primeira rodada de conversa do Bate-Papo Eleitoral com a OAB, promovido pela sua 52ª subseção, nessa quarta-feira (4), o candidato a prefeito de Itabira pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Alexandre “Banana” Faria Martins da Costa falou por mais de uma hora. Respondeu ao vivo e on line às perguntas comuns que foram encaminhadas previamente a todos os candidatos.

Antes de sua participação, na terça-feira o candidato sorteado para participar do bate-papo foi Marcinho “da Loteria” (Avante). Mas ele declinou do convite, alegando não ter disponibilidade na agenda. Mas na rede social, falando para o seu público, disse discordar do modelo definido pela OAB para ouvir os prefeituráveis.

Considerou prejudicial aos primeiros participantes, alegando que iria privilegiar os últimos a apresentarem: o prefeito Ronaldo Magalhães (PTB), que participa na segunda-feira (9), e o seu principal opositor Marco Antônio Lage (PSB), na terça-feira (10). Leia mais aqui.

A ordem de participação foi definida por sorteio na presença de representantes dos candidatos.

Desenvoltura

Alexandre “Banana” foi o primeiro candidato sabatinado pela OAB/Itabira (Fotos: Internet)

Alexandre “Banana” falou com desenvoltura sobre temas primordiais para o presente e o futuro de Itabira.

Disse acreditar, como aliás afirmam todos os outros candidatos, que Itabira deve continuar investindo na educação para assegurar o seu futuro sem a mineração.

Prometeu equipar escolas municipais e alunos com computadores para diminuir as desigualdades diante da nova realidade, com aulas que tendem a ser mistas, presenciais e virtuais.

“Temos que nos adaptar e preparar para o novo normal, preservando sempre a vida. A realidade digital já se avizinhava antes da pandemia.”

Além da alternativa na educação, disse apostar também em um melhor aproveitamento de áreas agricultáveis do extenso município, que tem mais de 1,2 mil quilômetros quadrados.

“Podemos investir em usinas de biodiesel para incrementar a produção rural, além da agricultura familiar”, propôs.

Outra aposta é no mapeamento geológico do município, além, claro, de um conhecimento circunstanciado das reservas e dos recursos da mineradora Vale existente no subsolo do município.

“Exaure o minério de ferro, mas fica a jacutingaíta, que é condutor e isolante. Precisamos saber mais sobre a reserva desse mineral em Itabira”, cobrou. Para saber mais sobre a jacutingaíta, leia reportagem aqui e aqui.

Além desse mineral raro, que não se sabe se ainda existe, assim como o ouro, Alexandre “Banana” mencionou também a existência de uma reserva de titânio em Itabira.

“Pouca gente sabe disso. É outro mineral nobre, serve para a fabricação de aviões e aplicações na medicina, na odontologia.” A reserva de titânio fica próxima da comunidade de Candidópolis, zona rural de Itabira.

Diferenças

O candidato petista procurou marcar posição política e ideológica frente aos demais candidatos. “Eles são a favor do Estado Mínimo, eu não. Sou contra privatizar o Saae e devemos fortalecer a Itaurb com novas atribuições”, disse ele.

Para isso o candidato pretende cobrar da Vale o cumprimento da condicionante que trata da implantação de uma Central de Reprocessamento de Resíduos. “Pode ser mais uma fonte de recursos para a Itaurb e baratear o custo de construções populares, com o reaproveitamento de material de construção”

Além disso, com muitos partidos coligados, para o petista o discurso de Estado Mínimo do candidato situacionista e do Novo Marco, é contraditório. “Com tantos candidatos a vereador derrotados, se um desses candidatos a prefeito for o eleito, é certo que irá acomodar quem perdeu a eleição nos cargos de confiança, como fez este governo.”

No seu caso, Alexandre “Banana” sustenta que sendo eleito não haverá esse tipo de fisiologismo, pois seu partido só tem um candidato a vereador, o aposentado Ceomar Santos. “Nós não teremos esse problema. Somos pela valorização do servidor público e por um Estado eficiente”, disse o candidato, que propõe discutir um novo plano de cargos e salários com reposição salarial para o servidor municipal.

Saúde

O candidato petista discorreu sobre as precárias condições de atendimento nos PSFs, que precisam ser fortalecidos e melhorados com mais profissionais de saúde com dedicação exclusiva.

Disse ser um ferrenho defensor do Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo com as suas falhas ainda existentes. “Com a pandemia mostrou ser um fator de segurança para que fosse evitada uma tragédia maior no país.”

Outra proposta é a reformulação das atribuições e responsabilidades pela manutenção do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), cujo custeio recai mais sobre os cofres municipais.

Segundo ele, o hospital atende à microrregião, mas não é reconhecido pelo Estado como regional. Custa ao município de Itabira cerca de R$ 3 milhões mensais, provenientes principalmente da Contribuição Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), os royalties do minério, que tende acabar com a exaustão mineral.

“Se o hospital for reconhecido como uma unidade hospitalar regional, esse custeio passa ser dividido entre Estado, União e município. Com isso, o repasse de Itabira cairia para R$ 750 mil mensais, com a diferença passando a ser investida em outras áreas da saúde.”

Para saber mais sobre as ideias e propostas do candidato petista leia aqui a entrevista concedida por Alexandre “Banana” a este site Vila de Utopia.

Confira a programação d Bate-Papo Eleitoral com a OAB

Dia 03/11 – Marcinho da Loteria (não compareceu)

Links:

Facebook: https://www.facebook.com/events/2585757525018291/

Youtube: https://youtu.be/-3QYy1n2YWc

Dia 04/11 – Alexandre Banana (já realizado, disponível na rede social)

Links:

Facebook: https://www.facebook.com/events/290156378757804/

Youtube: https://youtu.be/ZjcDj8YZGZ8

Dia 06/11 – Jânio Nunes

Links:

Facebook: https://www.facebook.com/events/2409430166020108/

Youtube: https://youtu.be/C0Ah2boCIfs

Dia 09/11 – Ronaldo Magalhães

Links:

Facebook: https://www.facebook.com/events/278248500203454/

Youtube: https://youtu.be/TiW1GuU13N4

Dia 10/11 – Marco Antônio Lage

Links:

Facebook:

https://www.facebook.com/events/700756700561035/

Youtube: https://youtu.be/9ZapG-DIvSU

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

2 Comentários

  1. Mauro Andrade Moura on

    Alexandre está correto em se preocupar com os demais minerais do município de Itabira.
    Bem como no cuidado de manter o SAAE e a ITAURB como instituições públicas municipais.
    Quanto ao Hospital Carlos Chagas, realmente o município de Itabira não dá conta de manter aquilo ali sozinho.

  2. Pingback: “Eu não posso mudar a roda, mas o seu sentido, sim. Sem desperdício, vamos dar novo rumo à Itabira”, promete Jânio Nunes, do PSOL, na OAB - Vila de Utopia

Deixe um comentário