Agenda cultural de fim de ano tem corpos estáveis da FCCDA e exposição dos 40 anos do jornal O Cometa Itabirano

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

A orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira (ELMI) encerra a temporada de 2019 como concerto neste sábado (7), às 20h, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Será um concerto especial, promete o maestro Cláudio Lage,

Orquestra de Câmara faz concerto neste sábado, no teatro da FCCDA. No destaque, o grupo Tumbaitá (Fotos: Gustavo Linhares e Divulgação)

No repertório, obras de Beethoven, Brahms, Mascagni, Vivaldi e Bréval. O destaque fica para os solistas Meiriane Vieira (violino) e Samuell Magalhães (flauta), membros da orquestra, além de Henrique Toledo, professor de violoncelo da ELMI. Imperdível para quem gosta da sempre ótima música clássica. A entrada é gratuita, mas está condicionada à ocupação do teatro, que é de 417 lugares.

A agenda cultural de fim de ano reserva outras boas atrações. Na segunda-feira (9), às 19h, alunos de violino da ELMI farão a apresentação do que aprenderam na Casa do Brás. E na terça-feira (10), também às 19h, o concerto será com alunos de violão.

Coral da FCCDA irá se apresentar também na cidade de Araçaí

Os estudantes de violoncelo irão se apresentar na quarta-feira (11), às 19h30, no espaço cultural da Casa do Brás, acompanhados dos alunos de piano, que farão apresentação solo na quinta-feira (12), às 19h30, encerrando a apresentação dos alunos da ELMI.

Antes, no sábado (14), às 20h, o grupo musical Meninar se apresenta na praça Acrísio de Alvarenga, onde haverá também apresentação do coral da FCCDA no domingo (15), às 20h.

O coral irá se apresentar também na quarta-feira (18), às 20h30, na catedral Nossa Senhora do Rosário. E na sexta-feira (20), irá soltar as vozes na cidade de Araçaí. A apresentação está incluída da agenda de Natal da cidade, que é vizinha de Cordisburgo e integra o roteiro turístico Guimarães Rosa.

Exposição dos 40 anos do jornal O Cometa será aberta no dia 21 no Centro Cultural

No encerramento da programação do ano, no sábado (21), às 20h, na praça Acrísio de Alvarenga, o grupo para-folclórico Tumbaitá apresenta o espetáculo Folia de Reis e Pastorinhas.

No mesmo dia, às 18h, na galeria da FCCDA será aberta a exposição A Liberdade de Expressão na trajetória do jornal O Cometa Itabirano, que neste ano completou 40 anos do lançamento de sua primeira edição, em novembro de 1979. A exposição tem curadoria do itabirano Genin Guerra. Homenageia e resgata a trajetória dessa publicação que marcou a história da imprensa em Itabira.

Luzes de Natal permanecem até início do ano na praça Acrísio e arredores

Iluminação de Natal na praça Acrísio foi inaugurada no dia 29 de novembro e permanece até 6 de janeiro

Para o fim de semana, o itabirano, seus familiares e visitantes têm um encontro marcado na praça Acrísio para curtir a iluminação de Natal, com direito a assistir shows musicais.

A decoração natalina foi instalada também no cruzamento da avenida João Pinheiro com a rua Água Santa – e na praça Zumbi dos Palmares. A estrutura permanece montada até 6 de janeiro de 2020.

As atrações do fim de semana são parte da programação pré-natalina que a Prefeitura organizou – e que teve o seu ponto alto com a inauguração da iluminação Luzes de Natal, no dia 29 de novembro.

Na sexta-feira (6), haverá show com os músicos Pierre Cartedian e Fernando Cotonete, a partir de 20h.  Músico natural de Matozinhos, Cartedian irá apresentar um repertorio com canções da música popular brasileira. Já o itabirano Fernando Cotonete fará um show com repertório do pop rock.

Para sábado (7), a atração musical fica por conta dos músicos Jam Matos (rock, MPB) e Pretin Novaes, com grandes sucessos do rock nacional.

A programação inclui brinquedos para as crianças, com praça de alimentação e barraquinhas de artesanato.

Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), a programação de Natal conta com apoio da Associação Cultura e Esportiva Perecolândia (Acesp).

A Acesp desenvolveu a oficina de restauração dos materiais empregados, sendo responsável também pelo armazenamento, que ocorre em salas da Incubadora de Empresas, no bairro Fênix.

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário