Agasalhe-se bem para curtir o 45º Festival de Inverno de Itabira neste final de semana

WhatsApp Pinterest LinkedIn +

Definitivamente não é o festival de inverno dos sonhos pelo menos para quem viveu esse momento cultural em Itabira nas décadas de 1970/80. Mas para a meninada o fim de semana reserva a apresentação do show infantil Pé de Sonho, no domingo (21), às 16h, na concha acústica do Pico do Amor (Parque Natural Municipal Mata do Intelecto), bairro Campestre. O musical infantil é liderado pelo músico e apresentador Weber Lopes.

Já na sexta-feira (19), às 18h, no Largo do Batistinha, o antropólogo José Nildo e Thamara Santana apresentarão a performance Músico-Poético de um Não lugar. Na sequência haverá cortejo pelos Caminhos Drummondianos, com Rafael de Sá, saindo da rua Tiradentes até a praça do Centenário, em frente à Catedral.

Show infantil Pé de Sonho, no domingo (21), às 16h, na concha Acústica. Na foto em destaque, a orquestra Big Band Funcec (Fotos: Divulgação)

A sexta-feira terá como ponto culminante a Roda Cultural, na praça do Centenário, em frente à Casa de Drummond e do Museu de Itabira, com apresentações dos Drummonzinhos, do grupo para-folclórico Tumbaitá, além de shows com a orquestra Big Band Funcec, culminando com o show com a banda 3 of US, cover dos Beatles.

Antes, também nesta sexta-feira, às 20h, e fora da programação do festival, haverá apresentação do grupo de percussão do Coletivo Altamente, na pracinha do Pará.

E para quem gosta de besteirol humorístico, a programação do festival reserva a apresentação de Stevan Gaipo, no teatro do Centro Cultural, às 19h30.

A primeira apresentação já está com ingressos esgotados, que foram trocados por livros infanto-juvenis, que irão ampliar o acervo da biblioteca municipal Luiz Camilo de Oliveira Netto. Mas haverá apresentação extra às 21h, no mesmo teatro. Confira disponibilidade de ingressos pelo telefone 31 3835-2102.

Distritos

No povoado de Serra dos Alves, distrito de Senhora do Carmo, na noite desta sexta-feira, às 19h, tem exibição do filme mais velho que Matusalém Os Saltimbancos Trapalhões. E no sábado à noite, a partir de 18h, no mesmo povoado, sob a benção da lua cheia, haverá forró com a banda Cadiquê, que irá animar o arrasta-pé.

Já em Ipoema, o encontro marcado com a lua cheia começa às 20h de sábado, com mais uma edição da já tradicional Roda de Viola, com apresentações dos Estaladores de Chicote, Lavadeiras de Ipoema, Felipe Bedetti e Tio JáÉ – e com direito a mais uma performance do grupo Tumbaitá.

Ruas e praças

Em Itabira, ainda no sábado, pela manhã, pelas ruas de Itabira será a vez do Coletivo Viravoltear apresentar a intervenção cultural Performatizando a Poesia, inspirada no livro Impurezas do Branco, de Carlos Drummond de Andrade.

E às 14h, na comunidade rural de Campo Gordura, o grupo Chuva de Histórias apresenta a performance Chuva na Praça.

Na praça Acrísio de Alvarenga, a juventude itabirana tem encontro agendado com Thiago SKP, Contra Correnteza e Manu Máfia NVS. As apresentações fazem parte do projeto Itabiranos em Cena Hip Hop.

Encerrando a programação do fim de semana, no domingo, às 18h, na igrejinha Nossa Senhora do Rosário dos Pretos haverá concerto com o pianista e cravista Antônio Carlos de Magalhães e o pianista Antônio Magalhães. Para quem curte música erudita será um momento para ouvir peças clássicas de Chopin e Couperin. Imperdível.

SERVIÇO

45º Festival de Inverno de Itabira – “Semear… Ser Poético”
Data: 13 a 28 de julho

Confira a programação completa no www.fccda.com.br/festivaldeinverno

 

 

 

 

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Deixe um comentário